Começou cedo o último dia do Campeonato Brasileiro Sub-17 2010. As 8 horas da manhã já estava acontecendo um jogo de alto grau de importância, tendo em vista, que o derrotado entre Paraná x Pará se juntaria ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso, na 2º divisão em 2011.
E num jogo eletrizante até o fim do jogo, o Paraná venceu o Pará, por apenas um ponto de diferença e conseguiu se manter na primeira divisão com o 7º lugar. O Pará, que tentou até ao máximo a vitória e esteve com ela nas mãos durante a maior parte do tempo. Após um primeiro período em que o baixo nível de pontos foi determinante ( 10 x 10), os paraenses de F.Silva(15) abriram 6 pontos de vantagem no segundo período e terminaram vencendo o primeiro tempo da partida por 32 x 26.
Já no terceiro período, o equilíbrio voltou a aparecer mais uma vez.com um empate em 16 pontos durante o período.Mas, no último período apareceu pelo lado do Paraná o melhor preparo físico e a estatura de seus jogadores nos rebotes fizeram a diferença.Os paranaenses venceram o período por 22 x 15, e o jogo por apenas um ponto de diferença.
Placar Final: Paraná 67 x Pará
Cestinhas: F. Silva (15) - Pará - 32 pontos
A.Luiz (8) - Paraná - 22 pontos
Reboteiro do jogo: A.Luiz(8) - Paraná - 12 rebotes
O equilíbrio também deu o ar de sua graça na partida valendo o 5º lugar, entre Minas Gerais x Ceará. As duas equipes que protagonizaram grandes partidas contra os finalistas da partida se encontraram na segunda partida do dia em Santa Maria.
Os mineiros foram superiores no primeiro quarto quando se aproveitaram da falta de atenção dos cearenses e além disso, tiveram os arremessos certeiros de David(11) e a participação do gigante Gemerson(6) no garrafão, acabando vencendo o período 14 x10. No inicio do segundo, o Ceará esboçou uma reação comandados por seu principal jogador, o ala Victor(5) e com ele os cearenses viraram a partida no inicio, mas no fim os mineiros voltaram a comandar o placar, fechando o primeiro tempo com 3 pontos de vantagem 25 x 22.
No terceiro período o Ceará voltou a ser aquela equipe sem medo de jogar e começou a comandar o placar fazendo com que o técnico mineiro fosse a loucura com a falta de atenção de seus comandados.O Ceará venceu o período com 6 pontos de diferença ( 16 x 10) e tinham 3 pontos na frente para os últimos 10 minutos de partida.
No último período os mineiros voltaram mais ligados e abriram uma importante vantagem principalmente nos últimos 5 minutos de jogo, quando estiveram com 9 pontos de frente para os cearenses. Comandando a defesa e o ataque o pivô Gemerson(6) e David(11) com arremessos certeiros de 3 pontos nos momentos mais delicados, o que levou sua equipe a não apenas vencer o período (18 x 11), mas como o jogo e levando o 5º lugar. O Ceará, amargou o 6º lugar na competição, pouco para uma equipe que se esperava muito antes da competição.
Placar final: Minas Gerais 53 x 49 Ceará
Cestinhas: Victor (5) - Ceará - 18 pontos
David (11) - Minas Gerais - 17 pontos
Reboteiro do jogo: Francisco (12) - Ceará - 22 rebotes
O Rio de Janeiro (azul) conquista o bronze vencendo Santa Catarina ( verde)
E finalmente na partida valendo o 3 º lugar, Rio de Janeiro x Santa Catarina se enfrentaram sobre um forte calor dentro do ginásio em Santa Maria. Os cariocas queriam vencer os catarinenses para quem perderam na fase classificatória, enquanto os catarinenses queriam apagar a imagem do dia anterior quando perderam para o Distrito Federal.
O Rio foi superior nos 3 primeiros períodos da partida. Nos dois primeiros ainda acontecia algum equilíbrio e troca de comando no placar com o passar dos minutos, mas o cariocas se mantinham no comando por mais tempo que os catarinenses. O primeiro tempo acabou com o Rio vencendo por 7 pontos de diferença, 42 x 35.
Mas foi principalmente no terceiro período que os cariocas venceram o jogo e deixaram os catarinenses sem chances para os últimos 10 minutos. Numa grande exibição do armador Márcio (4) e do ala Gabriel Andrade (12), os cariocas venceram o período por 21 x 7, abrindo uma vantagem para o período decisivo de 21 pontos.
Nos 10 minutos finais Santa Catarina até tentou uma reação, venceu o período, porém, não conseguiram tirar a vantagem dos cariocas que apenas administraram até o fim da partida. O Rio conquista o 3º lugar e o time de Santa Catarina, que estava invicto até as semi-finais fica com o 4º lugar na competição, mas com o prêmio de melhores jogadores para Heitor (7) como cestinha e Paulo (10) nas assistências.
Placar Final: Rio de Janeiro 78 x 66 Santa Catarina
Cestinhas: Márcio (4) - Rio de Janeiro - 25 pontos
Heitor (7) - Santa Catarina - 16 pontos
Reboteiro do jogo: Gabriel Massena (14) Rio de Janeiro e Vitor (15) Santa Catarina - 12 rebotes
Texto: Guilherme Kalsing - Assessoria de Imprensa - Acadêmico Jornalismo UNIFRA (RS)
Fotos: Guilherme Kalsing - Assessoria de Imprensa - Acadêmico Jornalismo UNIFRA (RS)